Trecho 1 do Parque da orla é inaugurado em Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre entregou nesta sexta-feira, após 30 meses de obra, o Trecho 1 do Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba. Projetado pelo arquiteto Jaime Lerner, a nova área de lazer dos porto-alegrenses tem 1,3 quilômetros e fica entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

Batizada de Orla Moacyr Scliar, conta com ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico.

Orçada inicialmente em R$ 61 milhões, custou R$ 10 milhões a mais e um ano da previsão inicial para o término da obra, que foi executada com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

O prefeito Nelson Marchezan e o ex-prefeito José Fortunati reclamaram de críticos da obra durante a inauguração / Cesar Lopes / PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que: “Esse é um projeto que vai mudar, vai melhorar a forma como os porto-alegrenses se relacionam com o Guaíba. Esta não é uma obra para um prefeito ou um sindicato. É uma obra para toda a população da cidade usufruir com conforto, segurança e infraestrutura”, destacou.
Marchezan ainda falou, um tom de crítica: “Inovar, mudar, fazer reforma sempre dói. E sempre tem caranguejo nesse caminho. A escolha é: estaremos com os caranguejos ou estaremos com os inovadores, que fazem a mudança de nossa cidade?”. O ex-prefeito Fortunati também lembrou em discurso críticas que o projeto sofreu, mas disse que estava orgulhoso do projeto final.
Na última terça-feira, 26, foi assinado o termo de permissão de uso do bar 1 e do restaurante panorâmico. A previsão de abertura é de 60 dias. Enquanto isso, e já neste fim de semana, food trucks estarão distribuídos ao longo do trecho para atender ao público. Instalado junto ao ancoradouro para embarcações turísticas, o restaurante conta com sanitários acessíveis – masculinos e femininos -, vestiários para funcionários, balcão de atendimento ao público, área de preparo de alimentos e salão panorâmico.
Os bares 2, 3 e 4 estão em processo de licitação e contam em suas áreas internas com espaço gastronômico, balcão de atendimento, salão para o público, sanitários, vestiários e depósitos. As áreas externas estão voltadas para o Guaíba e possuem piso de concreto.
Adoção do parque
A prefeitura pretende que  área seja adotada. A Secretaria do Meio Ambiente já recebeu uma proposta que está sendo analisada. Se aprovado, o adotante será conhecido em até 30 dias. A adoção poderá contemplar, além do Trecho 1, outras áreas no entorno, como os canteiros centrais da avenida Edvaldo Pereira Paiva, rótulas de trânsito e parte do parque ainda não revitalizado.
Em contrapartida, o adotante poderá instalar conjunto de placas de sinalização visual, de natureza institucional, sem exploração comercial, respeitando a legislação e mediante análise da secretaria. O prazo previsto para a adoção é de 12 meses, que poderá ser prorrogado por igual período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *