Joaquim Barbosa, relator do Mensalão, declara voto em Lula

Joaquim Barbosa foi relator do Mensalão, no STF.

A informação é do site Metrópoles, confirmada pelo Globo.

Relator da ação penal do mensalão, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa gravou um vídeo de apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O vídeo foi gravado em Paris, onde Barbosa passa férias, e será divulgado pela campanha de Lula nos próximos dias.

O ex-governador Geraldo Alkmin, vice na chapa de Lula intercedeu para que Barbosa fizesse a gravação, assim como o coordenador do grupo de advogados Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho.

O ex-ministro do STF foi filiado ao PSB e cogitou se candidatar à Presidência da República em 2018.

Além do apoio a Lula, Barbosa também fez ataques duros ao presidente Jair Bolsonaro (PL), principal adversário de Lula, nos vídeos gravados.

Existe chance de a imagem do ex-ministro do Supremo ser usada no horário eleitoral.

No segundo turno da eleição de 2018, Barbosa foi procurado diretamente pelo então candidato do PT, Fernando Haddad. O ex-ministro, no entanto, não ofereceu apoio imediato e só anunciou o seu voto no petista na véspera da votação em uma postagem no Twitter.
Barbosa deixou o Supremo em 2014, quando presidia a Corte. Antes, havia sido relator da ação penal do mensalão, que mandou para a cadeia dois ex-presidentes do PT: José Dirceu e José Genoino. Foi Lula que o nomeou para o STF, em 2003.
O ex-ministro engrossa a lista de críticos do PT que têm declarado apoio a Lula nos últimos dias. Fazem parte do grupo o ex-ministro da Justiça Miguel R

eale Júnior, autor do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, e o economista Paulo de Tarso Venceslau, que denunciou em 1997 o primeiro escândalo de corrupção do partido, o caso CPem.
(Com informações do Mertrópoles e de O Globo)

3 comentários em “Joaquim Barbosa, relator do Mensalão, declara voto em Lula”

  1. Mais um que se junta a artistas decadentes e militantes esquerdistas travestidos de jornalistas, a menos de duas semanas do primeiro turno, para enaltecer Lula como a decência e honestidade encarnadas contra o grande demônio que busca a reeleição. Opinião de artista é daquelas coisas para as quais a gente não deve dar uma sinapse sequer de atenção. A tragédia nisso tudo é que esse ex ministro da suprema corte é um daqueles que nunca votou no PT e que agora faz coro com a turma do Projac por mera questão de estética, para não parecer um alienígena no meio da beautiful people brasileira.
    Jair Bolsonaro é um cara tosco. Ele tem uma dificuldade de não falar besteira que beira os limites do aceitável. É bem provável que ele tenha colocado grana de rachadinha no bolso, e não duvido que tenha praticado outros atos de honestidade duvidável em sua longa carreira política. Sim, seria muito difícil votar em Bolsonaro se a escolha fosse entre ele ou alguém bem melhor que ele. Só que não é assim. É ele ou Lula.
    Por menos que eu goste de Bolsonaro, para mim é inadmissível que alguém como Lula seja eleito novamente presidente do Brasil. Não faz sentido sob nenhuma condição. Querem colocar um sujeito que zombou das instituições democráticas, que comprou votos no maior esquema de corrupção que este planeta já viu, no comando da nação. Comigo, não. Eu vivi sob os governos do Lula. E sob os de Dilma. Essa turma é vingativa. Jamais perdoará o que chamam até hoje de “golpe” para tirar a Presidência do PT. Não deixarão pedra sobre pedra se retomarem o poder. Será um momento de escuridão profunda para o nosso país. E a única coisa engraçada em tudo isso será ver o partido mastigando e cuspindo os apoiadores de última hora, aqueles que sempre bateram no partido e em Lula, mas agora acham que até ele é melhor que o capitão sem noção. Alguns votarão 13 por vergonha, outros por ignorância. Mas há alguns que o farão pelo motivo mais torpe possível: apenas para não colocar em risco o emprego que têm, que exige deles uma dedicação fora do comum ao puxassaquismo e à vassalagem política.
    Se o criminoso condenado vencer , o Brasil seguirá os passos da Venezuela, Nicarágua, Cuba e por aí vai.

  2. Quando alguém que já foi respeitado por conservadores declara apoio ao ladrão petista, isso diz mais sobre a pessoa em si do que sobre os conservadores ou Bolsonaro. O ódio dessa gente é tanto que preferem o corrupto, ou então, não podemos descartar, muitos se venderam ao sistema podre e carcomido. Quando alguém escolhe aquele que comandou os esquemas corruptos do PT em vez de Bolsonaro, por “nojinho” de sua postura ou por suposta ameaça golpista que não passa de fantasia da oposição, sabemos que esta pessoa simplesmente rasgou qualquer compromisso com a ética, nutre profundo desprezo pelos valores morais. Essa eleição está sendo ótima para separar o joio do trigo: todos os petistas enrustidos estão tirando suas máscaras!
    (trecho da matéria escrita por Rodrigo Constantino, a quem agradeço.)

  3. Rio Grande do Sul – Onyx Lorenzoni (PL) – 37,50% x Eduardo Leite (PSDB) – 26,81%
    Onde estão os militantes do PT travestidos de jornalistas? Tomaram doril?

Deixe uma resposta