Festival de Música de Porto Alegre tem a grande final no próximo domingo, na Praça da Alfândega

Claus & Vanessa são os convidados da finalíssima do dia 31. Foto: foto Luana Misturini/Divulgação

Doze músicas disputam os grandes prêmios do 15º Festival de Música de Porto Alegre, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, através da Coordenação de Música, que terá sua grande final dia 31 de março, às 17h, na Praça da Alfândega. 

As concorrentes são: Dores da Solidão, de Lucas Daniel Ortiz Romano; Quebra-cabeça, de Pietra Keiber; Setenta, Setenta, Setenta, de DKg Dekilograma; Teus olhos vão me hipnotizar, de Rodrigo Godinho Corrêa; Gaúcho, de Lorenzo Cidade de Freitas e Carlos Freitas; Deixa o corpo mole, de Cosme Ferreira Rodrigues; Deus não é homem, de Cláudio e José Marques Brasil Jr.; Tempo de amar, de Giovanna Soares Almada; Laranjeira, de Ernesto Aguiar e Fabiano da Silva; Janela, de João Pedro de Azevedo Hann; Oração ao sim, de Elisa Terra; e Chá de cogumelo, de Ronaldo Antônio Leite Severo, são as classificadas das quatro eliminatórias que aconteceram ao longo do mês de março.

Nesta 15ª edição, o júri composto por Hugo Pereira La Roque, Luciano Souza Gomes, Mariana de Oliveira Lima, Oswaldo Niluk Júnior e Rodrigo Lentino Machado, recebeu um montante de 266 músicas inscritas e teve a árdua tarefa de escolher 44 entre elas. Destas, seis estarão na Categoria Kids, quatro na categoria Músicos de Rua e 34 na categoria Música em Geral. A cada finalista, um grupo ou artista convidado fará uma apresentação. O primeiro grupo Resenhou Samba, se apresentou dia 2. Os Fagundes foram o show da segunda eliminatória, dia 9; Nei Lisboa se apresentou na terceira eliminatória e o Rock de Galpão na última eliminatória, realizada no dia 23. Claus & Vanessa são os convidados da finalíssima do dia 31.

A premiação abrange os três primeiros lugares da categoria Música em Geral, em prêmios de 10, 5 e 3 mil, respectivamente para 1º, 2º e 3º lugares. Haverá prêmios de 3 mil para o primeiro lugar de cada categoria (Kids e Músico de Rua) e também prêmios para música revelação, melhor instrumentista, melhor torcida e música mais popular. O troféu foi concebido pelo escultor, arquiteto e urbanista Vinicius Vieira. Os escolhidos pelos jurados recebem ainda cursos de produção cultural e imersão instrumental, oferecidos pela Banda Municipal de Porto Alegre. Os primeiros lugares nas categorias Música em geral e Músico de rua estarão nas apresentações do Reveillon 2025, no evento oficial da cidade.

Criado em 1998, o Festival de Música teve continuidade até a décima terceira edição, em 2010, e depois de uma pausa, foi retomado em 2019 em outro formato, mas sempre com o foco em composições inéditas, voltadas a todos os gêneros musicais. Artistas como Tiago Rinaldi, Gabriel Luzzi e Fanfarra Bate Sopra, Allan Barcellos, Leonardo Ribeiro, Júlia Reis, Rô Bjerk são alguns dos premiados nas edições anteriores do evento. Elton Saldanha, Coordenador de Música, afirma que “o Festival de Música é a forma mais democrática de convívio da cultura. É a oportunidade e integração de artistas reconhecidos e músicos iniciantes na grande partitura da periferia, além de ser um bom momento de se ouvir todas as vozes da cidade.”

A dupla Claus e Vanessa faz show no domingo.; Foto: Luana Misturini(/Divulgação

15º Festival de Música de Porto Alegre

Finalíssima dia 31 de março, 17h, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico

Entrada franca

O Festival de Música de Porto Alegre é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, através da Coordenação de Música