Putin: ordem mundial unipolar acabou

Em seu pronunciamento durante a plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), nesta sexta-feira (17/6), o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a era de uma ordem mundial unipolar chegou ao fim, apesar das tentativas de preservá-la a todo custo.

Segundo ele, essa era acabou apesar de todas as tentativas de revivê-la e mantê-la a qualquer custo. “Este é um processo natural, essas mudanças são um curso natural da história porque é difícil combinar a diversidade civilizacional do planeta, a riqueza de culturas, com modelos políticos, econômicos e outros. Esses modelos não funcionam aqui, mas de forma direta, sem alternativas, estão sendo impostos a partir de um centro”, acrescentou o líder russo.

A falha está na própria ideia de que existe um poder único, conforme ele. “Embora forte, com um círculo limitado de Estados próximos, ou, como também dizem, aqueles admitidos nele, enquanto todas as regras de negócios e relações internacionais, quando necessário, são interpretadas exclusivamente no interesse deste poder, ou seja, é uma via de mão única.”

O presidente russo acredita que os Estados Unidos se veem como um “mensageiro de Deus na Terra”, que tem interesses, mas não responsabilidades. “Os Estados Unidos são ostensivamente inconscientes de que nas últimas décadas surgiram novos centros poderosos em todo o mundo e que suas vozes são ouvidas cada vez mais alto. Cada um deles está desenvolvendo seu próprio sistema político e instituições públicas e implementa seu próprio modelo de crescimento econômico e, é claro, tem o direito de protegê-los e garantir a soberania nacional”, destacou. Em sua opinião, “estamos testemunhando processos objetivos e mudanças tectônicas verdadeiramente revolucionárias no mundo”.

Putin disse que a Rússia não pode ser culpada pelo aumento dos preços do gás na Europa, pois ofereceu contratos de longo prazo em que os preços eram 20% do nível do mercado spot. “Os contratos de longo prazo permitem que os produtores invistam na extração, enquanto os compradores ganham confiança de que obterão recursos a preços de mercado vinculados a uma cesta de preços de petróleo e derivados.”

E completou: “Somos nós que aumentamos os preços? Não, é o mercado, que foi impactado pela decisão errônea dos países europeus de mudar para a compra de gás no mercado spot. Nós vendemos a um quinto desse preço, efetivamente subsidiando a economia europeia.”

Erros econômicos estão criando as condições na UE para aprofundar a desigualdade, uma onda de radicalismo e, eventualmente, uma “mudança de elites”, alertou Putin.

Para ele, a União Europeia perdeu completamente sua soberania política, e suas elites burocráticas estão dançando ao som de outros interesses, aceitando tudo o que lhes é dito de cima, causando danos à sua própria população e à sua própria economia”, afirmou.

Na opinião do líder russo, a política das autoridades da UE aprofundará a divisão no Ocidente não apenas em questões econômicas, mas também em seu sistema de valores.

O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, organizado pela Fundação Roscongress, acontece de 15 a 18 de junho. O fórum deste ano é apelidado de ‘Novas Oportunidades em um Novo Mundo’. O SPIEF é realizado anualmente desde 1997. Desde 2005, é realizado sob os auspícios do Presidente da Federação Russa, que também participou de cada evento.

Com agências Tass e Russian Today

Foto: Divulgação/Tass